logo
Hunter Field Target Brasil
CNPJ
CR
logo
SP São Paulo
Conhecido como HFT, o Hunter Field Target é uma modalidade de tiro ao alvo que simula situações de caça, sendo praticada nos bosques ou em campos abertos com os alvos posicionados entre 7 metros e 41 metros (8 jardas e 45 jardas).

Como nas condições reais de caça, os tiros estão sujeitos à ação do vento e o atirador deve aprender a estimar os desvios dos chumbos sem a ajuda de acessórios ou bandeiras, ou seja, é preciso observar os movimentos das folhas das árvores ou capim nas proximidades para concluir sobre a compensação.

Diferente da modalidade Field Target (FT), que permite ajustar a luneta durante o percurso de tiro e estimar alcances pelo paralaxe com lunetas de magnitude acima de 30 vezes, o Hunter Field Target aproxima mais o atirador das condições reais de campo, onde o ajuste da luneta não pode ser alterado depois do primeiro tiro.

Assim, é imprescindível que o atirador ajuste corretamente a sua luneta e escolha a magnitude que irá usar no percurso de tiro. A escolha prévia do ajuste deve obedecer às condições de claridade do ambiente, o que depende do conhecimento do atirador.

É permitido o uso de qualquer tipo de carabina de pressão, apenas separando as modalidades entre 'Springer' e 'PCP', e a magnitude máxima para a luneta é 12 vezes. Esse limite de magnitude ou ampliação não é uma exigência, mas dadas as condições de tiro, 12 é a ampliação máxima adequada.

Se a luneta possui ajustes acima de 12 vezes, basta ajustá-la para esse valor ou qualquer outro ajuste menor.

Essas características tornam a modalidade Hunter Field Target mais inclusiva, pois permite a adesão de atiradores com armas e lunetas mais acessíveis, enquanto que no Field Target os equipamentos e acessórios são sempre mais caros.

Uma dica aos que querem praticar Hunter Field Target, mas ainda estão iniciando no tiro esportivo, é observar armas e lunetas no clube de tiro e ver qual se adapta melhor. Quanto à luneta que é fundamental ter boa claridade, não se preocupe com a magnitude, mas com a qualidade, pois, se os alvos estiverem dispostos num bosque, por exemplo, onde há pouca iluminação devido às sombras, as magnitude 3 ou 4 vezes são mais indicadas.

É o desafio de atirar com armas e lunetas mais simples, sem o uso de acessórios e sem ajustes durante o percurso que torna o HFT uma modalidade interessante e que aperfeiçoa as técnicas de tiro, sem falar na maior descontração do ambiente.
logo
Hunter Field Target Brasil
phone
CNPJ

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro